Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O que é a Puericultura?

Embora se pense e se aplique muitas vezes a palavra puericultura para designar o mercado de todo o material necessário para o bebé desde o enxoval às cadeiras e carrinhos, o seu conceito vai mais além disso.

Puericultura (do latim puerus, criança) é a ciência médica que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

É tradicionalmente uma subespecialidade da Pediatria, mas envolve também ações pré-natais e mesmo pré-concepcionais dedicadas à prevenção de enfermidades e anormalidades que se desenvolvem no feto e afetam a vida do futuro recém-nascido.

A Puericultura, como subespecialidade da Pediatria, preocupa-se com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança. É de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que o pediatra tem condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor. A detecção precoce dos distúrbios é essencial para seu tratamento, uma vez que, quanto mais cedo se iniciarem as medidas adequadas, menos seqüelas haverá e melhor será o prognóstico do quadro clínico. Várias doenças graves que se apresentam com poucos sintomas preocupantes para os pais podem ser detectadas e tratadas pelo pediatra, antes que cheguem a causar prejuízos irreversíveis, tais como a anemia ferropriva, o raquitismo, as verminoses, as deficiências vitamínicas, os erros nutricionais e inúmeras outras doenças próprias da infância. O pediatra também supervisiona a administração da vacinação básica contra as doenças comuns da infância, como a poliomielite, o rotavírus, o tétano, a difteria, a coqueluche, as hepatites A e B, a varicela, entre outras. Além disso, o pediatra pode prevenir uma série de problemas, fornecendo adequada supervisão higiênica, dietética, comportamental e nutricional.

A supervisão do desenvolvimento neuro-lingüístico-psico-motor e a orientação especializada para a adequada estimulação deste desenvolvimento, mais recentemente, tem tornado o trabalho dos puericultores de grande importância para o aproveitamento integral da potencialidade intelectual do bebê e do lactente, criando crianças, adolescentes e adultos mais preparadas para os desafios da vida moderna.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O que é o Puerpério - Cuidados a ter e Alterações Físicas

O que é o Puerpério?

Puerpério é o nome dado à fase pós-parto, em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas, tendendo a voltar ao estado que a caracterizava antes da gravidez.


O puerpério é dividido em três fases:

• Puerpério imediato (do primeiro ao décimo dia).
• Puerpério tardio (do décimo ao quadragésimo quinto dia).
• Puerpério remoto (além do quadragésimo quinto dia, até retornar a função reprodutiva da mulher).

Em nenhuma outra fase da vida modificações físicas tão grandes acontecem em tão curto espaço de tempo. Todos os órgãos, principalmente os genitais, recuperam das alterações ocorridas ao longo da gravidez e do parto e nessa fase inicia-se a lactação. Além disso, importantes modificações psicológicas ocorrem.

Alterações e cuidados a ter:

Peso Corporal:

Imediatamente após o parto a mulher perde sensívelmente:
  • Pela saída do recém-nascido (mais ou menos 3,5 kg),
  • Pela saída da placenta (mais ou menos 0,5 kg),
  • Pela Saída do líquido amniótico e de sangue (mais ou menos 1 kg),
  • Outros 1,5 a 2,0 kg adicionais serão perdidos nos próximos 10 dias pela eliminação do líquido retido no organismo ao longo da gravidez.
Alguma gordura acumulada nas ancas, braços e mesmo cintura, durante a gravidez,  é perdida com a amamentação ao peito, enquanto o bebé é amamentado.

Higiene

Quando se sentir segura de que pode permanecer em pé sem se sentir mal, poderá tomar banho, lavando inclusive os cabelos. Os banhos diários são normais.
Não são necessários cuidados especiais para as mamas das mulheres que amamentam.
É importante o uso de pensos higiénicos no pós-parto, e eles devem ser trocados com freqüência.

Hábitos

Não fume ou utilize drogas ilícitas, principalmente se estiver amamentando. Procure organizar uma rotina, dividindo tarefas que não dependam essencialmente de sua presença, para poder se dedicar mais ao recém-nascido.

Dores

Após o parto, o útero continua a contrair. Isso é necessário para evitar o sangramento excessivo.
Na maioria das vezes, estas contracções são indolores, mas algumas mulheres sentem algumas cólicas, que podem ser intensas principalmente durante a amamentação.
As dores abdominais originadas da operação cesariana ou as dores da episiotomia devem diminuir dia a dia, sendo perfeitamente controláveis pela utilização de analgésicos recomendados pelo obstetra ou médico de família, quando necessários.

Lóquios

Assim é chamada a secreção genital que ocorre após o parto. Nos primeiros dias é sanguinolenta, após 10 dias torna-se amarelada, diminui a quantidade e desaparece entre 6 a 8 semanas. Não deve ter cheiro desagradável, embora apresente um cheiro característico.

Involução Uterina

Após o parto, o útero pode ser facilmente palpável e seu fundo alcança a cicatriz umbilical. Regride progressivamente deixando de ser palpável no abdómen cerca de 2 semanas após o parto

Episiotomia

É o nome dado ao corte realizado na região genital com o objetivo de ampliar a passagem para o bebé. É suturado imediatamente após o parto, normalmente com pontos que caem espontaneamente, podendo haver necessidade de suturar com pontos que devem ser retirados entre o 5 e o oitavo dia após o parto. Geralmente, não são necessários curativos locais ou outros cuidados além da higiene. Logo após o parto pode ser colocada uma bolsa de gelo no local para aliviar o desconforto.

Função Urinária

A primeira micção pós-parto deve ocorrer espontaneamente em até 8 horas. As micções não devem ser dolorosas e nos primeiros dias o volume é maior devido à eliminação da água retida pelo organismo durante a gravidez.

Função Intestinal

Nos primeiros dias pós-parto pode existir uma tendência para obstipaçã.
A evacuação também fica prejudicada pelo receio de dor na região anal, por isso a primeira evacuação após o parto pode demorar alguns dias, principalmente se foi realizada a lavagem intestinal antes do parto. Eventualmente remédios laxativos podem ser receitados.
Na região anal, podem aparecer ou agravarem as hemorróidas, necessitando de cuidados específicos.

Consulta de Revisão de Puerpério

Geralmente é realizada algumas 4 a 6 semanas após o parto, e serve para o médico se assegurar de que as modificações que ocorreram nesse período são normais, avaliar a amamentação, indicar tratamento para queixas existentes e facilitar a discussão de outros assuntos.

Actividade Sexual

Pode ser iniciada logo após a completa cicatrização das regiões traumatizadas na dependência do desejo individual. Nas primeiras relações sexuais, a penetração deve ser mais cuidadosa, pois o revestimento da vagina está mais fino e menos lubrificado.

Planeamento Familiar

O que é o planeamento familiar?

O planeamento familiar é uma estratégia pensada no sentido de assegurar informação,
métodos de contracepção eficazes e seguros, que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável.
A prática do planeamento familiar permite que homens e mulheres decidam se e quando querem ter filhos, assim como programar a gravidez e o parto nas condições mais seguras.

Quais são os objectivos do planeamento familiar?

Promover comportamentos saudáveis face à sexualidade;
Informar e aconselhar sobre a saúde sexual e reprodutiva;
Reduzir a incidência das infecções de transmissão sexual as suas consequências, nomeadamente a infertilidade;
Reduzir a mortalidade e a morbilidade materna, perinatal e infantil;
Permitir ao casal decidir quantos filhos quer, se os quer e quando os quer, ou seja, planear a sua família;
Preparar e promover uma maternidade e paternidade responsável;
Melhorar a saúde e o bem-estar da família e da pessoa em causa.

O que é uma consulta de planeamento familiar?

É uma consulta que se destina a apoiar e a informar os indivíduos ou casais, para que estes possam planear uma gravidez no momento mais apropriado, proporcionando-lhes a possibilidade de viverem a sua sexualidade de forma saudável e segura.

O que se faz na consulta de planeamento familiar?

A avaliação do estado de saúde da mulher ou do casal, estimando-se, se necessário, a eventual existência de riscos ou doenças para a mãe ou para o futuro bebé;

Esclarecem-se dúvidas sobre a forma como o corpo se desenvolve e o modo como funciona em relação à sexualidade e à reprodução, tendo em conta a idade da mulher;

Dá-se informação completa, isenta e com fundamento científico sobre os métodos contraceptivos. O contraceptivo escolhido é fornecido gratuitamente nos serviços públicos;

Dá-se informação e acompanhamento tendo em vista uma futura gravidez (fertilidade e infertilidade);

Faz-se o rastreio do cancro ginecológico e das doenças de transmissão sexual;

Informa, ajuda a prevenir, a diagnosticar ou a tratar as infecções de transmissão sexual como a hepatite B, a sífilis, o herpes genital e a sida.

A consulta de planeamento familiar é gratuita?

Sim, a consulta é gratuita nos serviços públicos.

Onde posso marcar uma consulta de planeamento familiar?

No centro de saúde da zona de residência ou em qualquer outro que tenha gabinete de atendimento, bem como em alguns hospitais e maternidades.

Os jovens têm ainda ao seu dispor os serviços dos Gabinetes de Apoio à Sexualidade Juvenil ou Centros de Atendimento a Jovens (CAJ) das Delegações Regionais do Instituto Português da Juventude.

Para saber mais, consulte:

Direcção-Geral de Saúde - Guia do Utente do Serviço Nacional de Saúde

Instituto Português da Juventude

Leia Também: O que é o puerpério?

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Teste do Pezinho


O “teste do pezinho” consiste na obtenção de uma amostra de sangue através de uma picada no “pezinho” do recém-nascido, entre o 3.º e o 6.º dia de vida. O sangue é armazenado sob a forma de pequenas manchas num papel de filtro, que é posteriormente utilizado para os testes laboratoriais que permitem rastrear diversas doenças.
O teste do pezinho é realizado habitualmente nos Centros de Saúde, uma vez que a alta hospitalar na maioria dos casos é dada 24 a 48 horas após o parto, podendo também ser feito na maternidade onde o bebé nasceu, no Instituto de Genética Médica, ou no médico particular.
Agora é possível conhecer online o resultado do Diagnóstico Precoce e saber atempadamente, se a ficha com o sangue do seu bebé, deu ou não entrada no Instituto de Genética Médica (IGM). O IGM é sede da Comissão Nacional para o Diagnóstico Precoce e funciona como centro de toda a organização do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce.
Este tipo de consulta é uma ideia inovadora, que surge no sentido de disponibilizar aos utentes, uma informação em termos de NORMAL ou EM CURSO.
Para conhecer o resultado to teste do pezinho apenas precisa de ter o seu número de código de barras e aceder ao site do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce

De Mala Pronta Para o Grande Dia

Na hora de preparar a mala para levar para a maternidade, contenha-se! Leve só o necessário e não o enxoval completo que comprou para o seu bebé! Vai certamente ter tempo de usar todas essas roupinhas lindas!
Aqui vai uma sugestão do que é mais necessário levar consigo!
Para a mamã:

  • Documentos pessoais
  • Boletim de Saúde da Grávida
  • Ecografias e análises anteriores
  • 4 camisas de noite
  • 1 roupão
  • 2 soutiens
  • 8 cuecas
  • 1 toalha de banho
  • 1 par de chinelos de quarto
  • 1 par de chinelos para banho
  • Sabonete ou gel de banho e shampoo
  • Escova e pasta dos dentes
  • Sacos para a roupa suja.
    Para o bebé:
  • 4 fatinhos
  • 2 casacos para vestir depois dos fatinhos
  • 3 a 6 camisolas ou bodys interiores
  • 3 pares de meia calça ou calça interior
  • 3 pares de botas carapins
  • 1 cobertor ou xaile
  • 1 escovinha
  • 2 toalhas de banho
  • Óleo de amêndoas doces (sujestão)
  • Fraldas e toalhetes
Para sala de partos deve preparar em separado uma "trouxinha" com a roupa que o bebé vai vestir após o parto. A roupa deve ser colocada nessa trouxinha pela ordem inversa à que se vai vestir de modo a que a primeira peça de roupa que se tira seja a fralda e roupa interior. A lista proposta é:
  • 1 cobertor ou xaile de bebé
  • 1 casaco de lã
  • 1 fatinho e 1 par de botinhas
  • 1 camisinha e 1 casaquinho interior
  • 1 fralda descartável ou 2 de pano com cueca de plástico respectiva
Agora está tudo pronto! Felicidades!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Extracção e Conservação do Leite Materno

Conservar o Leite Materno:

À temperatura ambiente durante 6 horas, se inferior a 25ºc;
Na primeira prateleira do frigorífico (0 a 4º) durante 48 horas;
No congelador (dentro do frigorífico) durante 1 semana;
No congelador (independente do frigorífico) ou na arca congeladora durante 3 meses.
Na arca frigorífica entre 6 meses a 1 ano (-19ºc)

Atenção!
Estes tempos de conservação do leite não são acumuláveis: não se pode, por exemplo, deixar o leite 10 horas à temperatura ambiente, depois dois dias no frigorífico e depois congelá-lo por 3 meses.
Quando congelar o leite deve sempre colocar uma etiqueta com a data.

Para descongelar o leite:

Descongele lentamente, deixando-o no frigorífico;
Agite o recipiente com leite em água quente, mas não a ferver (por exemplo, debaixo da torneira, com água corrente);
Não recomendamos o uso do microondas;
Depois de descongelado use-o dentro de 24 horas;
Não volte a congelar o leite que já descongelou.

Fonte: "Successful Breastfeeding", Royal College of Midwives, 3rd Edition

Cantinho de Amamentação


O Cantinho de Amamentação é um projecto recente a ser implementado no Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto.
Destina-se a servir todas as mães e bebés que que necessitem de apoio profissional no que diz respeito à amamentação.

Horário de Funcionamento:
2ª, 4ª e 6ª feiraDas 14h às 17h