Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

As Crónicas de Parteira

Que Alegria Já Nasceu! Posso Ajudar?



Ser mãe ou pai é uma experiência única, a cada filho! Para toda a família é um acontecimento marcante e todos querem fazer parte dele! Mas saberão os nossos amigos e familiares dar o que realmente precisamos?
Quantas de nós já ouviram frases como “Vai descansar que eu tomo conta do bebé! “
Na  primeira semana?!  Seria muito bom, se conseguíssemos desligar deles e adormecer realmente por umas horas. Acontece que estamos em estado de alerta, completamente apaixonadas, e preocupadas em darmos o melhor! Dormimos com um olho aberto e outro fechado! Além disso, ele vai pedir a mama, se não pede somos nós que os despertamos para lhe dar, e…não é fácil conseguir dormir assim!
Mas mais preocupante é quando dizem: Dorme que se ele acordar dou um biberão!
Isto pode deixar algumas mães, que não estão tão motivadas para o aleitamento materno, ou que por diversos motivos possam não amamentar ao seio, tranquilas. Contudo, para uma mãe que está a aprender a amamentar aquele bebé, não é a melhor ideia! As mamas vão ficar duras e ingurgitadas se não esvaziar corretamente a cada mamada, e também por isso, esta não é uma boa ideia. Para além de estar a interferir com o processo de adaptação à mama por parte do bebé!
Mas a coisa fica realmente feia  quando ouvimos: “O teu leite pode não estar a alimentar o bebé! Chora tanto, vamos dar-lhe um biberão!”
Os bebés choram, dormem, fazem xixi  e cocó, e pouco mais!  Alguns choram mais, outros dormem mais! Somos todos diferentes! Os bebés não sabem articular palavras, apenas demonstram o seu desconforto chorando. Não choram só de fome, choram quando estão molhados, choram com calor, frio, se a roupa está a magoar, quando têm cólicas. Mais importante é perceber que os bebés também se cansam, e choram quando não conseguem dormir.
“Deves fazer isto, aquilo e mais isto…,”. Por favor, deixem os pais serem pais!
Ajudar? Não deve faltar roupa para passar, um pouco de pó na casa, uma sopa, uma refeição quente e cheia de carinho para aquele casal que está a conhecer o seu bebé!
Façam aquilo que a mulher, agora que tem de ser mãe 24 horas, não tem tempo de fazer. Mais importante dar espaço para que o casal se adapte ao bebé, e sejam eles a pedir o que realmente precisam!

 Sabemos que não é por mal, mas este não é o melhor momento para os conselhos e sabedorias populares! A vossa experiência é muito válida, e com certeza que são  pais dedicados e fizeram um bom trabalho, mas agora é a vez do casal escrever o seu caminho!