Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vamos falar sobre Amamentação na Rádio Voz de Basto

Na próxima sexta feira, dia 13 de Dezembro, o programa de rádio que temos vindo a oferecer aos ouvintes da RVB, será sobre Amamentação! Deixe aqui o seu testemunho! Se precisou do Cantinho de amamentação, se fez preparação ou recuperação pós-parto na UCC Cabeceiras de Basto, conte-nos a sua experiência, envie a sua mensagem faça o seu comentário aqui nesta página! Se quer partilhar a sua experiência de amamentação, ou colocar uma dúvida que deseja esclarecer, faça-o neste espaço! Vamos fazer deste, um espaço de partilha de experiências, para que possamos melhorar o atendimento às nossas mamãs e bebés! Conto com a vossa colaboração!

Pode ainda participar em direto no programa, contar-nos a sua experiência ou colocar a sua dúvida, o nº é 253 660 010

Rádio Voz de Basto - Ouça on.line em http://www.rvbasto.com/, ou em 100.6 (Ca.beceiras de Basto), 107.3 (Ribeira de Pena)

Amamentação - as nossas dúvidas- Fórum

  1. Boa Noite! Eu gostava de aproveitar para tirar uma dúvida que me preocupa bastante! Como pode um mulher saber que o seu leite tem tudo o que precisa para alimentar o seu bebé? Estarei a ouvir o vosso programa e espero que me esclareça! Posso entrar em contacto por telefone durante o programa?
      1. Enfª Claúdia Boticas11 de Dezembro de 2013 às 21:28
      Não existem "leites fracos", mas sim muito ou pouco leite! é uma questão de estimulação da mama e das hormonas responsáveis pela excreção e produção de leite (a ocitocina e a prolatina). O leite da mãe é sempre de qualidade superior a qualquer outro tipo de leite que possamos dar ao nosso filho. O que é necessário é estimular corretamente a produção de leite. Quanto mais amamentar mais leite terá!
    1. Diana Gonçalves - VN Gaia11 de Dezembro de 2013 às 21:40
    2. Olá, maetranquila! Mais uma vez vou colocar uma das minhas dúvidas, que acho que não deve ser só minha! O que devo comer para ter mais leite? Há algum alimento que eu possa comer ou beber para estimular a produção de leite?
    3. Enfª Claudia Boticas12 de Dezembro de 2013 às 10:55
    4. O "segredo", é uma alimentação equilibrada. Tudo o que for excesso, é um erro, e por isso a mãe deve escolher os alimentos de forma a ter um alimentação o mais equilibrada possível. Rica em todos os nutrientes: vitaminas, sais minerais, proteínas, e fibras. Se a mãe tiver uma alimentação correta no que diz respeito a nutrientes, horários de refeições e quantidades, e adotar estilos de vida saudáveis, é um grande passo para a amamentação correr bem. Para ter mais leite, deve estimular bem a mama, colocando o bebé na mama sempre que este desejar
    5. Anónimo11 de Dezembro de 2013 às 21:47
    6. Boa noite! Esta é a oportunidade de dizer a todos que bastou uma ida ao cantinho de amamentação para que a amamentação passasse de uma tormenta dolorosa para o paraíso! Não foi fácil mas consegui! O meu filho tem agora quase 2 anos e ainda lhe dou o peito! Obrigada Enfª Cláudia Um beijinho grande!
    7. Enfª Claudia Boticas12 de Dezembro de 2013 às 10:58
    8. Obrigada! Fico muito feliz por saber que conseguiu encer as barreiras do início e que manteve a amamenntação até hoje! Está de parabéns. Muitas felicidades!
    9. Susana Teixeira- Guimarães12 de Dezembro de 2013 às 16:48
    10. Boa tarde!Parabéns pelo blogue! Queria fazer uma pergunta: Tenho um peito muito pequeno, será que vou ter leite suficiente?
    11. Enfª Claúdia Boticas12 de Dezembro de 2013 às 20:32
    12. Boa Noite! o tamanho da mama, não quer dizer que vai ter muito ou pouco leite. Pois o leite é produzido sempre que o bebé vai à mama! Não se preocupe com o peito pequeno, pois se for corretamente estimulado pela boca do bebé, vai ter leite suficiente.
    13. Liliana Cruz- Mondim de Basto12 de Dezembro de 2013 às 16:53
      1. Boa tarde! O meu bebé dormia cerca de 4 horas por noite, fez dois meses na segunda-feira passada. Desde ontem que acorda quase de duas em duas horas, só quer mama, e durante o dia pede constantemente o peito e mama menos tempo. Aumentou bem de peso, Num mês aumentou 1,200Kg. Será que que o leite alterou o seu sabor? O que faço para o satisfazer?
      2. Enfª Claúdia Boticas12 de Dezembro de 2013 às 20:29
      3. Boa Noite! O mais provável é que o seu bebé esteja a passar por uma fase a que chamamos surto de crescimento. Se no final da mamada fica satisfeito, mas passado poucas horas pede novamente, é sinal que está a estimular a mama para que esta torne a produzir a quantidade suficiente para o satisfazer. Se aumentou de peso como diz, é porque até aqui tem sido suficiente, à medida que vai crescendo, ele vai ter períodos destes para ter mais leite. Dentro de um dia ou dois isto vai melhorar, desde que continue a dar leite sempre que ele pede.