Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

sábado, 23 de maio de 2009

Hidratação da pele da Grávida


Um aspecto muito importante é a Hidratação da Pele, que deve ser feito durante toda a vida, mas que durante a gravidez deve ser tomada mais em consideração, devido ao aumento da barriga e do peito, que pode causa estrias.
As estrias e os problemas de pele aparecem durante a gravidez, porque existe uma diminuição da produção de colágeno, que é uma proteína que tem como função unir e fortalecer os tecidos.
No entanto, o aparecimento de estrias é menor nas mulheres que se alimentam bem e praticam actividades físicas. É certo que a grávida deve hidratar a pele com óleos e cremes, mas tal prática deverá ser aliada a uma dieta equilibrada e à ingestão de muita água (2 litros por dia).
É muito importante, também, evitar engordar muito e rapidamente na gravidez, pois este é o principal factor que causa as estrias. Estas são caracterizadas como “quebras” no tecido de gordura da pele que se sucedem quando a pele estica demasiado depressa, não acompanhando o crescimento das fibras elásticas.




  • Dicas para Hidratar a pele:
    De manhã, a mulher deve usar óleos feitos de amêndoa ou de semente de uva. Depois do banho, basta espalhar o creme por todo o corpo, principalmente no abdómen, nádegas, coxas e peito. Se não quiser deixar a roupa oleosa, tome um duche somente para retirar o excesso;

  • À noite, para além do óleo, convém usar ainda um hidratante que contenha vitamina E;
    O óleo de amêndoas é um dos melhores produtos para este efeito, pois é um aliado eficaz na prevenção de estrias e no fortalecimento da elasticidade da pele.

  • Nunca se deve hidratar os mamilos, a intenção é que fiquem secos, pois se forem hidratados, a pele vai ficar muito sensível e a mulher não vai conseguir amamentar. Assim, o objectivo é que essa região fique mais espessa para ajudar na amamentação. No entanto, deverá fazer exercícios orientados pela obstetra.

    Manchas na face:

  • É normal o aparecimento de manchas e o aumento de acne durante a gravidez, mas estes poderão ser abrandados com alguns cuidados, o mais importante, relacionado com o aparecimento de manchas é que a grávida por muito que goste de banhos de sol, os evite, de forma a evitar manchas na pele, que na gravidez aparecem mais, devido à estimulação da pigmentação da pele.

  • Assim, ainda para o aparecimento de manchas, sempre que sair durante o dia deverá utilizar um filtro solar. Se a grávida tiver uma pele oleosa, deverá escolher um gel, se tiver a pele seca deverá utilizar uma loção ou um creme. O factor de protecção deve ser sempre superior a 15;

  • No caso do acne, a grávida pode optar pela limpeza de pele, sempre feita em consultórios médicos, no entanto deverá ter cuidado devido ao uso de ácidos que podem prejudicar o feto;

  • A grávida deve ter em atenção os cremes hidratantes que compra, pois estes não podem ter na composição ácido retinóico, que provoca manchas e é perigoso para o feto.
    Assim, um dos principais cuidados a ter com o corpo é a hidratação. A grávida deve manter a pela elástica e hidratada durante toda a gravidez.
    O ventre e os seios, incham muito e é conveniente ajudar ao estiramento da pele para que esta se mantenha sempre saudável, evitando as estrias e a flacidez da pele.

Alunos de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros: Rui Borges; Sílvia Monteiro; Tatiana Fernandes; Vanessa Serra.

Sem comentários:

Enviar um comentário