Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

Alimentação Saudável



Finalmente o Cantinho que faltava!
Aprenda a alimentar-se bem e a ensinar o seu filho a comer bem, sem dramas!

O início da alimentação diversificada, é um marco no desenvolvimento do seu filho! Torne esse momento mais agradável para si e para o seu bebé!


Coloque as suas dúvidas!
Conte com a ajuda da nutricionista do ACES AVE 1-Terras de Basto. Dra. Dulce Lemos


"Bom dia!
A minha filha vai começar a comer e gostaria de saber se podemos congelar as papinhas naturais e ir tirando na hora de comer. Preciso de alguma alternativa, pois sou sozinha cuidando de tudo e fazer duas comidas, para mim e para ela vai ser complicado.
Obrigada"
Susana Freitas, Porto
Olá susana, bom dia!
 
Suponho que quando está a falar de “papinhas naturais” se esteja a referir sopinhas do bebé, uma vez que diz que a sua filha vai começar a comer… Claro que pode fazer a sopa e congelar. No entanto, esta congelação deve obedecer a alguns requisitos: congelar em recipientes adequados, em doses individuais, arrefecer rapidamente apos a confeção (máximo 2 horas)usando por exemplo um banho de agua com gelo e de seguida congelar. As normas de segurança dizem que se pode manter a sopinha congelada pelo menos durante 15 dias a um mês. Mas eu aconselhava “algo mais rápido” tipo confecionar ao fim de semana para gastar durante a semana seguinte, se possível. De qualquer forma, antes de congelar, deve datar cada recipiente e identificar o conteúdo (ex: sopa de legumes com carne, 4 de março ). Quando pretender usar as sopinhas congeladas deve deixa-las na parte mais baixa do frigorifico de véspera, para descongelar. Colocar num prato que possa ir micro-ondas e aquecer. Adicionar o azeite (mais ou menos 1 colher de chá), verificar a temperatura e dar ao bebé. Claro que numa emergência pode descongelar no micro-ondas e de seguida aquecer, colocar o azeite, verificar a temperatura e alimentar o bebé.
Quanto à fruta, não congele! Sempre que possível triture a fruta (Fruta fresca, da época e madura) e dê ao bebé de seguida (mais rica em vitaminas do que a fruta cozida e preserva o sabor natural da fruta que o bebé precisa aprender). Quando isto não for possível pode optar por fruta cozida e triturada (esta pode ficar no frigorifico por um máximo de 24 horas).
Espero ter respondido ás suas duvidas…
Dulce Lemos
 
"Boa Noite!
Queria muito que me esclarecesse esta minha dúvida: o meu filho não come nada quando acorda, e costuma acordar muito tarde,(às 10 horas), até ao almoço não quer comer nada que não seja leite. Isto pode prejudicar a saúde dele? Como posso fazer para ele comer outras coisas? Que outras alternativas tenho para um bom pequeno almoço. Ele tem 4 anos.
Beijos!"
Elvira, S. João da Madeira
 
Olá Elvira, bom dia!
 
O pequeno almoço é realmente uma refeição muito importante, vem repor energia e nutrientes depois de um período prolongado de jejum (noite). Esta energia e estes nutrientes são fundamentais para enfrentarmos o desafio de um novo dia: no trabalho, em casa e na escola. Está cientificamente provado que o pequeno almoço interfere com a capacidade de aprendizagem das crianças (capacidade de atenção…). Com 4 anos o seu filho já deve estar no ensino pré-escolar… acordar às 10.00 horas não me parece muito compatível com os horários escolares… A solução passa provavelmente por tentar levantar mais cedo, com calma… se possível sentar à mesa em família e tomarem juntos o pequeno almoço. O leite já é um bom começo, mas deve ser acompanhado por pão ou bolachas (tipo Maria) ou cereais. Para 4 anos pão ou equivalentes (Pão ou bolachas ou cereais) e leite já é um bom pequeno almoço. À medida que ele for crescendo podemos optar por acrescentar uma fruta. Mas de momento é suficiente.
Qualquer outra questão, disponha.
Dulce Lemos
"Dra Dulce!
Gostava que me tirasse esta dúvida, que me tem palpitado constantemente: Jantar muito tarde provoca sono agitado nas crianças?"
Obrigado
Paulo, Bragança
Olá Paulo, bom dia!
 
Do ponto de vista nutricional não há uma razão cientifica do tipo causa efeito, para lhe assegurar que um jantar tardio provoque um sono agitado nas crianças.
Não sei a idade “das crianças” a que se refere, nem o que define como tardio, mas é do senso comum que as crianças se devem deitar cedo. E quando digo cedo, estou a pensar em qualquer coisa tipo 21.00 horas (claro que eu sei que a vida profissional, nem sempre nos permite fazer o ideal, mas como pais temos obrigação de tentar fazer sempre o melhor!), porque no dia seguinte é necessário levantar cedo: creche, ama, infantário, pré-escola, escola.
A envolvência e o “tempo” que antecede a hora de jantar devem ser sinónimos de “calma” e relaxamento, mas penso que qualquer questão relacionada com sono e qualidade do sono poderá respondida de forma mais cientifica pela Dra. Maria José Ramos.
Sei que não é a resposta que esperava, mas é a resposta possível da nutricionista.
 
" Bom dia, equipa maetranquila!
Este blogue é do melhor! Parabéns.
Gostava de colocar uma questão à Sra Dra Dulce Lemos: O meu filhote tem 6 meses e comecei por indicação do médico de família a alimentação de colher, pelas papas aos 4 meses. Agora gostava de lhe dar sopa e já lhe tentei dar e tento todos os dias mas não estou a conseguir. Segui um papel que a enfermeira me dei com os alimentos a introduzir na sopa, mas ele deita tudo fora com a língua. Existe algum truque para ele comecar a comer a sopa?

Sílvia, Gaia"

Olá Sílvia!
 
Não há nenhum “truque” para fazer um bebé gostar de sopa. É normal (para desespero das mamãs!!!) os bebés rejeitarem as primeiras sopas. Começando a diversificação alimentar pela introdução da papa é mais frequente tal acontecer porque partimos de um alimento mais doce para um menos doce. A solução é ir tentando…oferecer 2 ou 3 colheres de sopa e depois completar refeição com leite. Pelo “timing” de diversificação que refere suponho que esteja a fazer um leite artificial (de lata). Se assim for pode juntar na sopa (no prato) uma medida de leite (não é o mais correto, mas é o possível)para tentar aproximar o sabor da sopa dos sabores que o bebé conhece e aprecia: papa e leite. E sobretudo não desista!... introduza uma refeição de fruta que é mais docinha e vá experimentado e insistindo… esta é uma etapa de descoberta para o bebé e para a mãe… esta descoberta deve ser de prazer e não de tormento! Força! Cada bebé é um projeto único, o que funciona para um pode não funcionar para outro. Os livros dizem muitas coisas, os profissionais de saúde também… mas a mãe será sempre a mãe (desde que respeite as orientações básicas da diversificação alimentar disponíveis neste site ou noutros!) Esqueça o está escrito na folha e tente perceber as misturas de legumes e hortaliças que o bebé prefere… Tente os mais suaves: abóbora, cenoura, alface, feijão verde, couve flor, couve branca… e depois vá adicionando e alternando com os legumes e as hortaliças que é normal comerem em casa (esta é a resposta da nutricionista e da mãe!) Dulce Lemos


"Olá! Eu sou mãe de uma menina de 3 meses e estou a amamentá-la ao seio. O facto é que adoro amamentar mas tenho medo que a minha alimentação não seja a melhor para o leite. Existe alguns alimentos que tornem o leite materno mais rico? e em relação a mim, não deveria ter uma alimentação que me mantivesse em forma mesmo com o desgaste da amamentação? O que me aconselha?
Noémia, Faro"
 
 
Olá Noémia!
Antes de mais tenho que a cumprimentar pela bonita declaração que fez “…adoro amamentar…”. Quanto à sua questão não se preocupe o importante é fazer uma alimentação variada, completa e equilibrada. E o que significa este chavão? Apenas olhar para a roda dos alimentos e fazer o que ela nos diz: Comer diariamente alimentos dos 7 grupos da roda, maior quantidade dos grupos maiores e em menor dos menores. E tentar variar os alimentos dentro de cada grupo. Básico : Agua! O leite materno é fundamentalmente composto por água com” nutrientes em solução”. Ingira agua em abundância (Pelo menos 1,5 por dia – mínimo dos mínimos). Leite ou equivalentes – Pelo menos 3 doses por dia (o que é uma dose?- 1 copo de leite meio gordo (250 ml). Pode ser substituído por um iogurte líquido ou 1,5 iogurtes sólidos (200g) ou 2 fatias finas de queijo (40g) ou 50g de queijo fresco. Coma frutas e vegetais… 3 a 4 peças de fruta por dia, sopa e saladas. Carnes magras limpas de peles e gorduras e peixes “gordos” tipo sardinhas e cavalas. Leguminosas na sopa (ervilhas, feijões ou grão). Pão de mistura, arroz, massa ou batata, bolachas simples tipo Maria ou torrada. Evitar bebidas alcoólicas e alimentos com muitos aditivos tipo corantes e conservantes (entre outros). Sem “stresse” … não existe nenhum alimento que torne o leite materno mais rico! Apenas comer de forma variada, completa e equilibrada. E isto ´será suficiente para a manter em forma mesmo com o desgaste da amamentação. Claro que esta informação é genérica, porque eu não posso “ indicar” quantidades… Isso só seria possível numa consulta de nutrição em que seria feita uma avaliação nutricional e o cálculo de um plano alimentar individualizado. Dulce Lemos

Da última sessão realizada, foi criado pela Sra Dra Dulce Lemos o seguinte desdobrável com conselhos úteis para o início da alimentação diversificada :


 
 
 

Olá Sílvia!
Não há nenhum “truque” para fazer um bebé gostar de sopa. É normal (para desespero das mamãs!!!) os bebés rejeitarem as primeiras sopas. Começando a diversificação alimentar pela introdução da papa é mais frequente tal acontecer porque partimos de um alimento mais doce para um menos doce. A solução é ir tentando…oferecer 2 ou 3 colheres de sopa e depois completar refeição com leite. Pelo “timing” de diversificação que refere suponho que esteja a fazer um leite artificial (de lata). Se assim for pode juntar na sopa (no prato) uma medida de leite (não é o mais correto, mas é o possível)para tentar aproximar o sabor da sopa dos sabores que o bebé conhece e aprecia: papa e leite. E sobretudo não desista!... introduza uma refeição de fruta que é mais docinha e vá experimentado e insistindo… esta é uma etapa de descoberta para o bebé e para a mãe… esta descoberta deve ser de prazer e não de tormento! Força! Cada bebé é um projeto único, o que funciona para um pode não funcionar para outro. Os livros dizem muitas coisas, os profissionais de saúde também… mas a mãe será sempre a mãe (desde que respeite as orientações básicas da diversificação alimentar disponíveis neste site ou noutros!) Esqueça o está escrito na folha e tente perceber as misturas de legumes e hortaliças que o bebé prefere… Tente os mais suaves: abóbora, cenoura, alface, feijão verde, couve flor, couve branca… e depois vá adicionando e alternando com os legumes e as hortaliças que é normal comerem em casa (esta é a resposta da nutricionista e da mãe!) Dulce Lemos
 
 
"Olá! Eu sou mãe de uma menina de 3 meses e estou a amamentá-la ao seio. O facto é que adoro amamentar mas tenho medo que a minha alimentação não seja a melhor para o leite. Existe alguns alimentos que tornem o leite materno mais rico? e em relação a mim, não deveria ter uma alimentação que me mantivesse em forma mesmo com o desgaste da amamentação? O que me aconselha?
Noémia, Faro"
Olá Noémia!
Antes de mais tenho que a cumprimentar pela bonita declaração que fez “…adoro amamentar…”. Quanto à sua questão não se preocupe o importante é fazer uma alimentação variada, completa e equilibrada. E o que significa este chavão? Apenas olhar para a roda dos alimentos e fazer o que ela nos diz: Comer diariamente alimentos dos 7 grupos da roda, maior quantidade dos grupos maiores e em menor dos menores. E tentar variar os alimentos dentro de cada grupo. Básico : Agua! O leite materno é fundamentalmente composto por água com” nutrientes em solução”. Ingira agua em abundância (Pelo menos 1,5 por dia – mínimo dos mínimos). Leite ou equivalentes – Pelo menos 3 doses por dia (o que é uma dose?- 1 copo de leite meio gordo (250 ml). Pode ser substituído por um iogurte líquido ou 1,5 iogurtes sólidos (200g) ou 2 fatias finas de queijo (40g) ou 50g de queijo fresco. Coma frutas e vegetais… 3 a 4 peças de fruta por dia, sopa e saladas. Carnes magras limpas de peles e gorduras e peixes “gordos” tipo sardinhas e cavalas. Leguminosas na sopa (ervilhas, feijões ou grão). Pão de mistura, arroz, massa ou batata, bolachas simples tipo Maria ou torrada. Evitar bebidas alcoólicas e alimentos com muitos aditivos tipo corantes e conservantes (entre outros). Sem “stresse” … não existe nenhum alimento que torne o leite materno mais rico! Apenas comer de forma variada, completa e equilibrada. E isto ´será suficiente para a manter em forma mesmo com o desgaste da amamentação. Claro que esta informação é genérica, porque eu não posso “ indicar” quantidades… Isso só seria possível numa consulta de nutrição em que seria feita uma avaliação nutricional e o cálculo de um plano alimentar individualizado. Dulce Lemos


Sem comentários: