Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

DO SEXTO AO SÉTIMO MÊS

O Sexto Mês:

O bebé mede 37 cm e pesa cerca de 1 kg. Começa agora a acumular alguma gordura. Os pulmões encontram-se na fase final de desenvolvimento. Como possui imensas papilas gustativas, o seu gosto é bastante apurado. A parte do cérebro responsável pelo raciocínio está bastante desenvolvida e, portanto, já reage à dor como um bebé nascido. A audição é quase perfeita e os olhos já se abrem.

O Sétimo Mês:

O bebé mede 40,5 cm e pesa 1,6 kg. Já está completamente formado e a sua cabeça está mais proporcional ao corpo. Nesta fase, começará a engordar um
pouco mais. Já distingue a luz da escuridão. É provável que já esteja de cabeça para baixo.
O organismo retém mais líquido, a circulação não fluí como dantes; resultado: pernas, tornozelos e pés inchados.
O útero bastante aumentado de volume pressiona o diafragma, causando falta de ar; a azia volta, e então podem sentir-se cãibras, principalmente à noite.
Os desconfortos são muitos, mas a barriga enorme anuncia que o bebé está já a chegar. É o momento ideal também para completar, o enxoval do bebé.
Há que redobrar a atenção na condução: os reflexos estão mais lentos; evitar viajar de avião, a não ser que haja necessidade imperial.
Neste mês, será efectuada a última ecografia que, além de avaliar as condições da placenta, vai confirmar a posição do bebé para o parto.

Conselhos Práticos:

  • Contra os inchaços, diminuir a quantidade de sal na comida, e todas as noites, antes de dormir, mergulhar os pés numa bacia de água quente com sal. O alívio é imediato.
  • Se existir tensão arterial elevada e houver a formação de edemas (inchaços), procurar imediatamente o médico.
  • Para diminuir a sensação de peso causada pelas varizes, deitar sempre com as pernas mais elevadas que a cabeça.

Sem comentários:

Enviar um comentário