Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

A Mulher

A mulher....

Tanto para dizer! Nesta página destinada às "coisas de mulheres" vou tentar abordar alguns assuntos especificos da saúde da mulher. Alguns textos estão guardados no arquivo deste blogue e basta clicarem nos links que vos apresento nesta página e acederão aos textos publicados. Outros passo a publicá-los diretamente na página.
Coloquem as vossas dúvidas e experiências, só assim poderemos melhorar o conteúdo deste blogue!



Quer saber qual o dia mais fertil? Então use a aplicação que vos apresento e esta poderá dar-vos uma ideia dos dias mais favoráveis para engravidar.
Marque o primeiro dia da última menstruação e os dias que aparecerem com um sombreado verde escuro são os dias mais ferteis.






O Ciclo Menstrual:

Um ciclo menstrual é o período de tempo que ocorre desde o 1º dia da menstruação até ao dia anterior ao início da menstruação seguinte.
Geralmente um ciclo tem entre 28 a 32 dias, mas podem Haver mulheres com ciclos relativamente maiores ou mais pequenos, os ciclos, bem como a mesma mulher tem vários ciclos menstruais diferentes ao longo da vida.

Fases do Ciclo Menstrual

Cada ciclo é dividido em 3 fases: folicular, ovulatória e luteiníca.

1º Fase

O ovário contém folículos, hormónas muito pequenas com a dimensão da cabeça de um alfinete. Um destes folículos vai-se desenvolver atingindo o tamanho de quase uma ervilha. Este processo demora cerca de 14 dias e é a primeira fase do ciclo menstrual que se dá pelo nome de fase folicular.

2º Fase

Depois dos 14 dias da primeira fase, o folículo rompe-se e dá-se a ovulação. Isto é, o processo em que o óvulo desce através das trompas de Falópio, esperando ser fecundado pelos espermatozóides. Se a fecundação não existir, o óvulo vai continuar a sua viagem descendente. Esta segunda fase é denominada por fase ovulatória.

3º Fase

Quando se dá o rompimento do folículo e a libertação do óvulo, o corpo passa por uma transformação fisiológica, criando uma massa amarela intitulada de “corpo amarelo”.
Como não há fecundação, ou seja, encontro entre o óvulo e o espermatozóide, o corpo amarelo começa a degenerar-se, saindo depois com o fluxo sanguíneo – menstruação.
Esta é a última fase e chama-se fase luteiníca.

Terminada esta última fase,  a mulher regressa à fase 1 e tem um novo cliclo mentrual.
Climatério e Menopausa

http://www.maetranquila.blogspot.com/2012/03/climaterio-e-menopausa.html




Planeamento Familiar
http://maetranquila.blogspot.com/2012/01/planeamento-familiar.html










O que é o Puerpério?


           Cuidados Pre-concepcionais