quinta-feira, 24 de Setembro de 2009

O que é o Puerpério - Cuidados a ter e Alterações Físicas

O que é o Puerpério?

Puerpério é o nome dado à fase pós-parto, em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas, tendendo a voltar ao estado que a caracterizava antes da gravidez.


O puerpério é dividido em três fases:

• Puerpério imediato (do primeiro ao décimo dia).
• Puerpério tardio (do décimo ao quadragésimo quinto dia).
• Puerpério remoto (além do quadragésimo quinto dia, até retornar a função reprodutiva da mulher).

Em nenhuma outra fase da vida modificações físicas tão grandes acontecem em tão curto espaço de tempo. Todos os órgãos, principalmente os genitais, recuperam das alterações ocorridas ao longo da gravidez e do parto e nessa fase inicia-se a lactação. Além disso, importantes modificações psicológicas ocorrem.

Alterações e cuidados a ter:

Peso Corporal:

Imediatamente após o parto a mulher perde sensívelmente:
  • Pela saída do recém-nascido (mais ou menos 3,5 kg),
  • Pela saída da placenta (mais ou menos 0,5 kg),
  • Pela Saída do líquido amniótico e de sangue (mais ou menos 1 kg),
  • Outros 1,5 a 2,0 kg adicionais serão perdidos nos próximos 10 dias pela eliminação do líquido retido no organismo ao longo da gravidez.
Alguma gordura acumulada nas ancas, braços e mesmo cintura, durante a gravidez,  é perdida com a amamentação ao peito, enquanto o bebé é amamentado.

Higiene

Quando se sentir segura de que pode permanecer em pé sem se sentir mal, poderá tomar banho, lavando inclusive os cabelos. Os banhos diários são normais.
Não são necessários cuidados especiais para as mamas das mulheres que amamentam.
É importante o uso de pensos higiénicos no pós-parto, e eles devem ser trocados com freqüência.

Hábitos

Não fume ou utilize drogas ilícitas, principalmente se estiver amamentando. Procure organizar uma rotina, dividindo tarefas que não dependam essencialmente de sua presença, para poder se dedicar mais ao recém-nascido.

Dores

Após o parto, o útero continua a contrair. Isso é necessário para evitar o sangramento excessivo.
Na maioria das vezes, estas contracções são indolores, mas algumas mulheres sentem algumas cólicas, que podem ser intensas principalmente durante a amamentação.
As dores abdominais originadas da operação cesariana ou as dores da episiotomia devem diminuir dia a dia, sendo perfeitamente controláveis pela utilização de analgésicos recomendados pelo obstetra ou médico de família, quando necessários.

Lóquios

Assim é chamada a secreção genital que ocorre após o parto. Nos primeiros dias é sanguinolenta, após 10 dias torna-se amarelada, diminui a quantidade e desaparece entre 6 a 8 semanas. Não deve ter cheiro desagradável, embora apresente um cheiro característico.

Involução Uterina

Após o parto, o útero pode ser facilmente palpável e seu fundo alcança a cicatriz umbilical. Regride progressivamente deixando de ser palpável no abdómen cerca de 2 semanas após o parto

Episiotomia

É o nome dado ao corte realizado na região genital com o objetivo de ampliar a passagem para o bebé. É suturado imediatamente após o parto, normalmente com pontos que caem espontaneamente, podendo haver necessidade de suturar com pontos que devem ser retirados entre o 5 e o oitavo dia após o parto. Geralmente, não são necessários curativos locais ou outros cuidados além da higiene. Logo após o parto pode ser colocada uma bolsa de gelo no local para aliviar o desconforto.

Função Urinária

A primeira micção pós-parto deve ocorrer espontaneamente em até 8 horas. As micções não devem ser dolorosas e nos primeiros dias o volume é maior devido à eliminação da água retida pelo organismo durante a gravidez.

Função Intestinal

Nos primeiros dias pós-parto pode existir uma tendência para obstipaçã.
A evacuação também fica prejudicada pelo receio de dor na região anal, por isso a primeira evacuação após o parto pode demorar alguns dias, principalmente se foi realizada a lavagem intestinal antes do parto. Eventualmente remédios laxativos podem ser receitados.
Na região anal, podem aparecer ou agravarem as hemorróidas, necessitando de cuidados específicos.

Consulta de Revisão de Puerpério

Geralmente é realizada algumas 4 a 6 semanas após o parto, e serve para o médico se assegurar de que as modificações que ocorreram nesse período são normais, avaliar a amamentação, indicar tratamento para queixas existentes e facilitar a discussão de outros assuntos.

Actividade Sexual

Pode ser iniciada logo após a completa cicatrização das regiões traumatizadas na dependência do desejo individual. Nas primeiras relações sexuais, a penetração deve ser mais cuidadosa, pois o revestimento da vagina está mais fino e menos lubrificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade!

Nova Página no Maetranquila!!!

O Cantinho da Alimentação Saudável!

Para miúdos e graúdos!

Contamos agora com um espaço virtual novo! O cantinho de amamentação estende-se agora a outras etapas da alimentação, com o contributo da Dra Dulce Lemos, Nutricionista do ACES AVE I - Terras de Basto

Coloque as suas dúvidas, fazendo comentário no blogue ou enviando e-mail para: maetranquila@gmail.com !

Da Amamentação à Alimentação Diversificada

Da Amamentação à Alimentação Diversificada
Sessão de Educação para a Saúde