Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Gravidez - O primeiro mês

Sintomas, sinais e sensações importantes:
Uma grávida pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos.
Físicos:
  • Ausência da menstruação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Náusea, vômitos e salivação excessiva;
  • Âzia e dificuldade de digestão;
  • Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio).

Emotivos:

  • Instabilidade emocional, similar à TPM (sindrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar;
  • Apreensão, medo, alegria, excitação.
Como o Bebé Cresce Dentro do Útero:
Fecundação:

  • Aproximadamente no 14° dia do ciclo menstrual, o óvulo feminino é libertado pelo ovário e dirige-se para útero através das trompas. Quando se encontra com o espermatozóide dá-se a fecundação.
  • Óvulo fecundado transforma-se em embrião, aproximadamente 6 a 8 dias após a concepção, o óvulo fecundado implanta-se no útero materno e começa a ser chamado de embrião. Nesta fase, ele é formado por algumas centenas de células que serão as precursoras na formação de todos os futuros orgãos.
  • Devidamente acomodado no útero, o embrião começa a desenvolver os sistemas de formação da placenta e do cordão umbelical, que permitem que ele se adapte à vida aquática dentro do útero até ao nascimento.
  • No final do primeiro mês, seu bebé é na verdade uma minúscula sementinha, menor que um grão de arroz, com aproximadamente 5 mm. Nas duas próximas semanas, iniciará a formação do tubo neural (do qual derivam o cérebro e a medula), do coração, do aparelho digestivo, dos olhos e das orelhas, e dos braços e das pernas.


Algumas Possíveis Preocupações

  • Cansaço: muitas grávidas sentem nos primeiros meses da gravidez um enorme cansaço. Isso porque seu corpo está produzindo todo o complexo embrião-placenta, que é o sistema que servirá para sustentar a vida do seu bebé, e também se está a adaptar a muitas outras necessidades físicas e emotivas da gravidez. Todo esse processo deve continuar nos primeiros três meses, por isso, se estiver se sentindo muito cansada considere como um facto normal e aproveite para descansar.
  • Náuseas Matinais: As náuseas, assim como os desejos por certos alimentos, são uma daquelas verdades da gravidez que não se explicam... existem! Porém um terço das grávidas não sofre com os sintomas da naúsea ou do vômito. Para as outras grávidas que sofrem com as náuseas, resta ao menos o consolo que geralmente melhora apartir do terceiro mês, e raramente interfere com a alimentação ao ponto de afetar o feto. Muitas vezes pode ter náuseas noutros períodos do dia, como à tarde e à noite, ou mesmo durar o dia inteiro.
  • Urinar com Frequência: No primeiro e último trimestre da gravidez, a maior parte das grávidas urina com mais frequência, e um dos motivos é o aumento representado pelo maior volume de líquidos corporais e pela maior eficiência dos rins. Outro factor é a compressão feita pelo útero, que começa a aumentar de tamanho, pressionando a bexiga.
  • Modificações no Seio: O seio aumenta já no início da gravidez pela maior quantidade de hormonas produzidas no seu organismo, isso porque se está a preparar para nutrir o bebé quando ele nascer. A aréola aumenta e escurece, e aparecem pequenas saliências ao redor, como também surge uma espécie de rede de pequenas veias azuis. A sensibilidade e a sensação de dor, que você sente no início da gravidez tendem a desaparecer no 3° ou 4° mês. Durante toda a gravidez seu seio continuará a crescer e é muito importante o uso de um bom sutiã que lhe dê sustentação sem apertar demasiado o seio.
  • Aborto Espontâneo: Quase toda grávida, nalgum momento durante o primeiro trimestre da gravidez, experimenta uma sensação de medo e ansiedade só de pensar na possibilidade de abortar. Muitas evitam inclusivé falar sobre a gravidez até o quarto mês, quando se começam a sentir mais seguras. Normalmente, mesmo não gostando de pensar a respeito, o aborto espontâneo é uma forma que a própria natureza, genética ou não, encontra de selecionar um embrião ou um feto que tenha alguma anomalia. E estes receios são comuns a todas as grávidas. Por isso, o melhor é pedir uma orientação a profissionais de saúde qualificados, sobre os possíveis sinais de alerta e o que fazer caso eles ocorram. E lembre-se de cuidar bem de si mesma, evitando grandes esforços físicos, descansar e alimentar-se bem e desistir de certos hábitos prejudiciais como o fumo e o álcool. Cuidando bem de si, estará a cuidar bem do seu filho!

Conselhos práticos:

  • Para evitar as varizes, tente descansar com as pernas elevadas, evite permanecer muito tempo de pé parada, dê se possível grandes e calmos passeios a pé.
  • Vá ao dentista, uma vez que os dentes durante a gravidez devem ser vigiados. Não tenha receio de tratar os seus dentes.
  • Aproveite para relaxar sentada com os pés apoiados, aceite a ajuda de algum familiar nos cuidados com a casa, durma umas duas horas a mais por noite. Porém se o cansaço for excessivo, ou se for acompanhado de desmaios, palidez ou palpitações é importante comunicar ao seu médico assistente.
  • faça desde o início da gravidez uma alimentação mais saudável e balanceada; beba muitos líquidos (chás, sucos ou sopas) ou alimentos com alto teor de água (frutas e verduras); evite sentir o cheiro ou a visão dos alimentos que você já identificou que lhe causam a náusea; faça várias pequenas refeições ao dia, evitando ficar longos períodos de estomago vazio; durma bem para se sentir relaxada, e quando levantar de manhã cedo faça-o lentamente; não tome medicamentos contra a náusea sem antes falar com seu médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário