Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

terça-feira, 23 de junho de 2009

Icterícia no Bebé

O que é?

Icterícia é uma condição comum em recém-nascidos, nos primeiros dias de vida. Ela ocorre quando se acumula no sangue um pigmento produzido pelo nosso organismo, chamado de bilirrubina. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. Esse pigmento é produzido pela destruição das células vermelhas do sangue, é metabolizado (transformado) ao nível do fígado e eliminado através das fezes e da urina, no entanto quando o fígado é imaturo (que acontece em todos os Recém-nascidos sendo mais frequente nos Recém-nascidos prematuro) não tem capacidade suficiente para poder metabolizar a bilirrubina para que possa ser posteriormente eliminada e por isso surge a icterícia. O processo natural pelo qual a icterícia é originado é o seguinte, quando as células do sangue ficam velhas, o organismo vais destrui-las, e o produto final dessa destruição é a bilirrubina não conjugada, que depois é encaminhada para o fígado para que este a possa transformar em bilirrubina conjugada e dessa forma possa ser eliminada. Mas em algumas situações o fígado não consegue metabolizar toda a bilirrubina e então ela acumula-se no organismo e produz a icterícia.

Quais são os sintomas da icterícia?

A icterícia normalmente aparece por volta do segundo ou terceiro dia de vida. Começa pela cabeça e progride para o resto do organismo. A pele de um bebé ictérico ficará amarela primeiro na face, depois no tórax, no abdómen e, finalmente, nas pernas. O branco dos olhos também poderá ficar amarelo.

Como se reconhece que uma criança está com icterícia?

Um teste simples para icterícia é apertar suavemente com a ponta do dedo a ponta do nariz ou a testa do bebé. Se a pele permanece branca (este teste funciona para todas as raças) não há icterícia; se a cor for amarelada, deve levar o seu bebe ao médico para ver se a icterícia é significativa e requer algum tipo de tratamento. Na presença de pele muito amarelada, há necessidade de exames de sangue para avaliar a intensidade, fazer um diagnóstico mais preciso do tipo de icterícia e indicar o tratamento mais adequado.
Há vários tipos de icterícia no recém-nascido.
Os mais comuns são os seguintes:

Icterícia fisiológica (normal):

Ocorre em mais de 50% dos recém-nascidos. Esta icterícia é devida à característica própria do bebé que leva a um metabolismo lento da bilirrubina. Geralmente surge entre o 2o e o 4o dias de vida e desaparece entre a 1a e a 2a semana de idade.
Icterícia da prematuridade:
Ocorre com muita frequência em bebés prematuros uma vez que eles levam muito mais tempo para conseguir eliminar a bilirrubina eficazmente.

Icterícia do leite materno:

Em 1% a 2% de bebés alimentados ao peito, pode ocorrer icterícia causada por substâncias que reduzem a eliminação intestinal da bilirrubina. Começa geralmente ao redor dos 4 a 7 dias de vida e pode durar de 3 a 10 semanas.
Por incompatibilidade de grupo sanguíneo (Rh ou ABO): a icterícia por incompatibilidade muitas vezes começa já durante o primeiro dia de vida. Incompatibilidade de Rh causa a forma mais severa de icterícia, sendo prevenida com uma injeção de imunoglobulina anti-Rh (RhoGAM) à mãe dentro das primeiras 72 horas após o parto. Isto impede a formação de anticorpos que poderiam colocar em risco os próximos bebés.

O médico deverá ser procurado se:

- Se após a alta da maternidade a cor ficar mais forte;
- Se a icterícia não tiver desaparecido 15 dias depois;
- Se o seu bebé não tiver ganho peso suficiente;
- Se estiver preocupada com a intensidade da icterícia, principalmente se atingir os braços e as pernas;
- Se tiver qualquer tipo de dúvida relacionada com a saúde do seu bebé;
- Se o bebé tiver febre.

Como se trata?

Se a icterícia for de níveis leves a moderados, por volta de 5 a 7 dias de vida o bebé terá resolvido a icterícia sozinho.
Se a icterícia atingir níveis mais altos, fototerapia (banhos de luz) pode ser necessária.
Também podem ser recomendadas alimentações mais frequentes para ajudar a criança a eliminar a bilirrubina pelas fezes.
Em alguns casos, seu médico pode lhe pedir para interromper a amamentação ao seio temporariamente. Durante esse tempo, você pode esgotar os seios com uma bomba, assim você pode manter a produção de leite do peito e você poderá começar a amamentar novamente assim que a icterícia tenha diminuído. Em alguns casos, uma troca de sangue pode ser necessária para eliminar o excesso de bilirrubina do sangue do bebé.

Alertas :

- Lembre-se sempre que o aleitamento materno é o melhor para o seu bebé, só o deve interromper com recomendação médica;
- Ajude o seu bebé a evitar a icterícia, é importante que ele apanhe sol, até as dez da manhã e depois das quatro da tarde.
- Não há formas de evitar a icterícia porque isso depende da capacidade de adaptação do organismo do bebé, no entanto é importante que o bebe passe por uma rigorosa avaliação médica nas primeiras horas de vida, além de prestar atenção a possíveis marcas amareladas no corpo durante as primeiras semanas em casa.

Inês Reis, aluna de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Jean Piaget/ Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário