Porquê aprender a respirar?
A respiração ajuda bastante no parto normal. Com a tensão da situação e das contracções, a sua respiração pode ficar superficial e rápida.
É uma reacção normal, mas o corpo não aguenta muito tempo nesse estado.
Quando você está em trabalho de parto, seu objectivo é poupar o máximo de energia possível, e dar ao bebé bastante oxigénio, afinal ele também está sob o stress de nascer.
A respiração no trabalho de parto
Quando você estiver em trabalho de parto, o essencial é manter o ritmo da respiração. Não deixe a inspiração ser mais rápida do que a expiração.
É inevitável, porém, que no meio de uma contracção forte a respiração fique mais superficial. Não há problema nisso, desde que ela não fique rápida demais, a ponto de você se começar a sentir mal, com formigueiro e tonturas.
Técnicas simples de respiração para o parto:
• Tente concentrar-se na respiração, principalmente na expiração. Ao soltar o ar, atire para fora junto com ele toda a tensão do seu corpo.
A inspiração acontece sozinha, pense mais na expiração e no alívio da tensão.
• Quando inspirar, conte devagar até três ou quatro (ou o número que for mais confortável) e, quando expirar, conte de novo até ao mesmo número. Talvez você perceba que é mais confortável inspirar contando 1, 2, 3 e expirar contando 1, 2, 3, 4.
• Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca. Deixe a boca relaxada ao expirar. Algumas mulheres acham que ajuda expirar fazendo algum tipo de som. Entre as contracções, tome golinhos de água para a boca não ficar muito seca.
• Conte com a ajuda de seu companheiro. Concentre-se na respiração dele (ou de quem estiver acompanhando você no parto), olhando-o nos olhos. Ele pode segurar suas mãos ou colocar as mãos sobre os seus ombros.
Respirar juntos pode ser gratificante para vocês dois, nesse momento tão importante. A proximidade de alguém, e até o toque, porém, podem ficar irritantes para algumas mulheres na hora da dor.
Só na hora é que você vai saber o que vai ajudá-la mais
Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!
Picos de Crescimento
Febre no Bebé
Alimentação à Colher
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Quero agradecer a todos os visitantes que enviaram as suas dúvidas para o programa de rádio sobre a amamentação pois, desta forma consegui...
-
Na próxima sexta feira, dia 13 de Dezembro, o programa de rádio que temos vindo a oferecer aos ouvintes da RVB, será sobre Amamentação! D...
Sem comentários:
Enviar um comentário