Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

domingo, 6 de junho de 2010

As melhores do mês. Envie-nos as suas!

Olá!

Se quiser, agora pode partilhar connosco os seus melhores momentos.
Basta que envie uma ou mais fotos, com a sua autorização para as publicar no
este blogue, através do email: maetranquila@gmail.com.

Ficamos à espera!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Problemas da Mama na Amamamentação- Como Prevenir ou Tratar

A subida do leite e o ingurgitamento mamário:


Logo após o nascimento e até ao quinto dia após o parto, o leite, designado por colostro, é amarelo e espesso e contém, entre outros constituintes, anticorpos maternos, que protegem o bebé contra infecções e ajudam a eliminar o mecónio.
Quando o leite sobe, entre o segundo e o quinto dia após o parto, as mamas ficam mais pesadas, duras e quentes, causando desconforto para a mãe. A subida do leite ocorre porque ainda não foi criado, na mama, um equilíbrio entre a quantidade de leite que produz e a que necessita produzir, pelo que compensa com excesso. Nos dias seguintes, o processo tende a normalizar, e as mamas produzem a quantidade de leite de que o bebé necessita. Outras causas do ingurgitamento mamário são o início tardio da amamentação, as mamadas infrequentes, a restrição na duração e frequência das mamadas ou a sucção ineficaz.
Para evitar o ingurgitamento mamário, a mãe deve dar de mamar com frequência ou retirar o leite, manualmente ou com a bomba. Se o leite não é removido em quantidade suficiente, as mamas podem ficar mais ingurgitadas, sendo mais difícil o bebé pegar, o que cria um ciclo vicioso com aumento do ingurgitamento causando dor e desconforto à mãe e por vezes contribuindo para que desista do aleitamento materno.

Como Colocar o Bebé à Mama

A altura em que as mães se sentem mais inseguras, cansadas e com maior instabilidade emocional coincide com as primeiras semanas de amamentação.
Se lhes for fornecida a informação correcta e se seguirem as orientações e se mantiverem calmas, ficarão mais confiantes durante a amamentação.
Durante as primeiras semanas de amamentação, as mães sentem-se mais inseguras, cansadas e com maior instabilidade emocional. Todos estes factores podem contribuir para o insucesso da amamentação se a mãe não souber como proceder perante estas dificuldades. Se lhe for fornecida a informação correcta e se a mãe seguir as orientações e se mantiver calma, ficará mais confiante durante a amamentação.
Muitos destes problemas poderão ser evitados se, durante a amamentação, a mãe colocar o bebé em diferentes posições e verificar que este faz uma boa pega.