Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Como Colocar o Bebé à Mama

A altura em que as mães se sentem mais inseguras, cansadas e com maior instabilidade emocional coincide com as primeiras semanas de amamentação.
Se lhes for fornecida a informação correcta e se seguirem as orientações e se mantiverem calmas, ficarão mais confiantes durante a amamentação.
Durante as primeiras semanas de amamentação, as mães sentem-se mais inseguras, cansadas e com maior instabilidade emocional. Todos estes factores podem contribuir para o insucesso da amamentação se a mãe não souber como proceder perante estas dificuldades. Se lhe for fornecida a informação correcta e se a mãe seguir as orientações e se mantiver calma, ficará mais confiante durante a amamentação.
Muitos destes problemas poderão ser evitados se, durante a amamentação, a mãe colocar o bebé em diferentes posições e verificar que este faz uma boa pega.

Sinais de boa pega:
  • O lábio inferior do bebé está posicionado por debaixo do mamilo e encontra-se virado para fora;
  • O queixo do bebé toca na mama;
  • A boca do bebé apanha a maior parte da auréola e o mamilo constitui apenas 1/3 do bico: o bebé mama na auréola e não no mamilo;  
  • Deve-se ver mais auréola acima do que abaixo da boca do bebé;
O bebé apresenta bochechas arredondadas, verificando-se o movimento do lóbulo da orelha.


 Fonte: http://www.educare.pt , elaborado por Serviço de Pediatria do Hospital de Braga

2009-12-02

Ao escolher uma posição para dar de mamar, o mais importante é que você esteja confortável e que o bebé alcance o seio com facilidade.

Uma boa posição para amamentar é aquela que facilita a colocação do be´bé junto ao seio e permite uma boa pega. É importante que o bebé esteja com a cabeça voltada para a mama mas que o seu corpo esteja alinhado com a cabeça (voltado para si).


Para isso, você pode:

• deitar e colocar o bebé em posição paralela a seu corpo






• segurar o bebé no colo em posição transversal, "barriga com barriga", utilizando o braço contrário ao seio em que ele está mamando









• segurar o bebé no colo em posição transversal, utilizando o braço do mesmo lado do seio em que ele mama










• segurar o bebê passando-o embaixo do seu braço, do mesmo lado do seio em que ele está mamando, sentando de pernas cruzadas na beira da cama ou usando duas cadeiras ou o sofá







• colocar o bebé "de cavalinho" em uma das suas coxas, deixando-o de frente para o seio








• usar qualquer combinação citada no caso de ter gêmeos e desejar dar de mamar ao mesmo tempo





 




Sem comentários:

Enviar um comentário