A menopausa é uma fase do ciclo vital da mulher tal como todas as outras fases que já viveu, desde o aparecimento do primeiro período menstrual, passagem pela idade fértil e maternidade.
É entre os 45 e os 50 anos que a maioria das mulheres começa a entrar na fase do climatério, o que não quer dizer que uma mulher na casa dos 20 ou 30 anos de idade não possa ser menopáusica, as mulheres não são todas iguais, e não podemos assumir que se está na menopausa olhando só à idade!
A menopausa não tem de ser necessariamente difícil, desconfortável ou dolorosa embora os seus efeitos múltiplos e desgastantes estejam presentes, numas mulheres mais do que noutras.
Embora se descrevam dezenas de sintomas e perturbações físicas, psicológicas e emocionais relacionadas com a chegada da menopausa, existem alguns que se destacam dos demais.
A chave para ultrapassar quase todos é: Hábitos de Vida Saudáveis.
Em seguida surgem algumas particularidades para cada um:
Afrontamentos e suores noturnos:
· Beber água fresca;
· Vestir-se adequadamente,
· Manter-se atenta àquilo que pode despoletar afrontamentos e suores noturnos:
o Excessos Alimentares: açúcar, alimentos picantes, alimentos ácidos, café,
o Álcool, tabaco,
o Exercício físico intensivo,
o Excesso de peso,
o Estados de ansiedade/stress, ambientes muito quentes (saunas, jacuzzis, piscinas interiores…).
Insónias e noites mal dormidas:
Causadas principalmente pelos suores noturnos, na ansiedade, no stress e ainda pela sensibilidade nos seios, dores de cabeça, inchaço e flatulência próprio desta fase. Isto acaba por se transformar num estado de cansaço que impede que a maior parte das mulheres consiga adormecer e descansar convenientemente.
· O ambiente em que dorme deve ser tranquilo, fresco e livre de distrações (por exemplo a TV);
· Mantenha roupa de cama suficiente para que possa facilmente retirar e cobrir-se conforme a necessidade;
· Mantenha o mesmo horário de levantar e deitar, não altere essa rotina;
· Pratique exercício físico;
Alterações de humor súbitas e descontroladas:
Estas alterações são imprevisíveis e intolerantes, tanto para a mulher menopáusica, como para as pessoas que a rodeiam. A ansiedade, depressão, stress, tristeza, irritabilidade podem surgir nesta fase e cabe à mulher tomar as rédias do seu humor. Pode ser necessário recusro ao seu médico para acconselhamento, mas mesmo assim deve partir da própria a iniciativa de controlar a situação, retomar o controlo das nossas emoções está nas nossas mãos:
· Estilo de vida mais saudável,
· Sair de casa,
· Dedicar-se a uma actividade que lhe dá prazer (pintura, jardinagem, leitura, caminhar, voluntariado)
· Passar tempo com a família e os amigos,
· Praticar exercício físico regularmente
Falta de desejo sexual
Um dos maiores mitos associados à menopausa é de que aquando da sua chegada, a mulher deixa de ter vida sexual. Este sintoma é passageiro. E a chave está em viver a sexualidade de forma natural aceitando as alterações próprias desta fase e melhorando a condição física.
O mais importante passa por uma comunicação aberta com o seu parceiro, a fim deste compreender o que está a mudar e juntos se adaptarem com naturalidade a esta fase.
Seja criativa e aceite que nesta fase, a relação sexual vai sofrer algumas alterações, mas que pode ser igualmente prazerosa para o casal: passar a usar um bom lubrificante, investir mais nos preliminares, experimentar posições diferentes,
Sem comentários:
Enviar um comentário