Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vamos falar sobre Amamentação na Rádio Voz de Basto

Na próxima sexta feira, dia 13 de Dezembro, o programa de rádio que temos vindo a oferecer aos ouvintes da RVB, será sobre Amamentação! Deixe aqui o seu testemunho! Se precisou do Cantinho de amamentação, se fez preparação ou recuperação pós-parto na UCC Cabeceiras de Basto, conte-nos a sua experiência, envie a sua mensagem faça o seu comentário aqui nesta página! Se quer partilhar a sua experiência de amamentação, ou colocar uma dúvida que deseja esclarecer, faça-o neste espaço! Vamos fazer deste, um espaço de partilha de experiências, para que possamos melhorar o atendimento às nossas mamãs e bebés! Conto com a vossa colaboração!

Pode ainda participar em direto no programa, contar-nos a sua experiência ou colocar a sua dúvida, o nº é 253 660 010

Rádio Voz de Basto - Ouça on.line em http://www.rvbasto.com/, ou em 100.6 (Ca.beceiras de Basto), 107.3 (Ribeira de Pena)

Amamentação - as nossas dúvidas- Fórum

  1. Boa Noite! Eu gostava de aproveitar para tirar uma dúvida que me preocupa bastante! Como pode um mulher saber que o seu leite tem tudo o que precisa para alimentar o seu bebé? Estarei a ouvir o vosso programa e espero que me esclareça! Posso entrar em contacto por telefone durante o programa?
      1. Enfª Claúdia Boticas11 de Dezembro de 2013 às 21:28
      Não existem "leites fracos", mas sim muito ou pouco leite! é uma questão de estimulação da mama e das hormonas responsáveis pela excreção e produção de leite (a ocitocina e a prolatina). O leite da mãe é sempre de qualidade superior a qualquer outro tipo de leite que possamos dar ao nosso filho. O que é necessário é estimular corretamente a produção de leite. Quanto mais amamentar mais leite terá!
    1. Diana Gonçalves - VN Gaia11 de Dezembro de 2013 às 21:40
    2. Olá, maetranquila! Mais uma vez vou colocar uma das minhas dúvidas, que acho que não deve ser só minha! O que devo comer para ter mais leite? Há algum alimento que eu possa comer ou beber para estimular a produção de leite?
    3. Enfª Claudia Boticas12 de Dezembro de 2013 às 10:55
    4. O "segredo", é uma alimentação equilibrada. Tudo o que for excesso, é um erro, e por isso a mãe deve escolher os alimentos de forma a ter um alimentação o mais equilibrada possível. Rica em todos os nutrientes: vitaminas, sais minerais, proteínas, e fibras. Se a mãe tiver uma alimentação correta no que diz respeito a nutrientes, horários de refeições e quantidades, e adotar estilos de vida saudáveis, é um grande passo para a amamentação correr bem. Para ter mais leite, deve estimular bem a mama, colocando o bebé na mama sempre que este desejar
    5. Anónimo11 de Dezembro de 2013 às 21:47
    6. Boa noite! Esta é a oportunidade de dizer a todos que bastou uma ida ao cantinho de amamentação para que a amamentação passasse de uma tormenta dolorosa para o paraíso! Não foi fácil mas consegui! O meu filho tem agora quase 2 anos e ainda lhe dou o peito! Obrigada Enfª Cláudia Um beijinho grande!
    7. Enfª Claudia Boticas12 de Dezembro de 2013 às 10:58
    8. Obrigada! Fico muito feliz por saber que conseguiu encer as barreiras do início e que manteve a amamenntação até hoje! Está de parabéns. Muitas felicidades!
    9. Susana Teixeira- Guimarães12 de Dezembro de 2013 às 16:48
    10. Boa tarde!Parabéns pelo blogue! Queria fazer uma pergunta: Tenho um peito muito pequeno, será que vou ter leite suficiente?
    11. Enfª Claúdia Boticas12 de Dezembro de 2013 às 20:32
    12. Boa Noite! o tamanho da mama, não quer dizer que vai ter muito ou pouco leite. Pois o leite é produzido sempre que o bebé vai à mama! Não se preocupe com o peito pequeno, pois se for corretamente estimulado pela boca do bebé, vai ter leite suficiente.
    13. Liliana Cruz- Mondim de Basto12 de Dezembro de 2013 às 16:53
      1. Boa tarde! O meu bebé dormia cerca de 4 horas por noite, fez dois meses na segunda-feira passada. Desde ontem que acorda quase de duas em duas horas, só quer mama, e durante o dia pede constantemente o peito e mama menos tempo. Aumentou bem de peso, Num mês aumentou 1,200Kg. Será que que o leite alterou o seu sabor? O que faço para o satisfazer?
      2. Enfª Claúdia Boticas12 de Dezembro de 2013 às 20:29
      3. Boa Noite! O mais provável é que o seu bebé esteja a passar por uma fase a que chamamos surto de crescimento. Se no final da mamada fica satisfeito, mas passado poucas horas pede novamente, é sinal que está a estimular a mama para que esta torne a produzir a quantidade suficiente para o satisfazer. Se aumentou de peso como diz, é porque até aqui tem sido suficiente, à medida que vai crescendo, ele vai ter períodos destes para ter mais leite. Dentro de um dia ou dois isto vai melhorar, desde que continue a dar leite sempre que ele pede.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

As Crónicas de Parteira

Que Alegria Já Nasceu! Posso Ajudar?



Ser mãe ou pai é uma experiência única, a cada filho! Para toda a família é um acontecimento marcante e todos querem fazer parte dele! Mas saberão os nossos amigos e familiares dar o que realmente precisamos?
Quantas de nós já ouviram frases como “Vai descansar que eu tomo conta do bebé! “
Na  primeira semana?!  Seria muito bom, se conseguíssemos desligar deles e adormecer realmente por umas horas. Acontece que estamos em estado de alerta, completamente apaixonadas, e preocupadas em darmos o melhor! Dormimos com um olho aberto e outro fechado! Além disso, ele vai pedir a mama, se não pede somos nós que os despertamos para lhe dar, e…não é fácil conseguir dormir assim!
Mas mais preocupante é quando dizem: Dorme que se ele acordar dou um biberão!
Isto pode deixar algumas mães, que não estão tão motivadas para o aleitamento materno, ou que por diversos motivos possam não amamentar ao seio, tranquilas. Contudo, para uma mãe que está a aprender a amamentar aquele bebé, não é a melhor ideia! As mamas vão ficar duras e ingurgitadas se não esvaziar corretamente a cada mamada, e também por isso, esta não é uma boa ideia. Para além de estar a interferir com o processo de adaptação à mama por parte do bebé!
Mas a coisa fica realmente feia  quando ouvimos: “O teu leite pode não estar a alimentar o bebé! Chora tanto, vamos dar-lhe um biberão!”
Os bebés choram, dormem, fazem xixi  e cocó, e pouco mais!  Alguns choram mais, outros dormem mais! Somos todos diferentes! Os bebés não sabem articular palavras, apenas demonstram o seu desconforto chorando. Não choram só de fome, choram quando estão molhados, choram com calor, frio, se a roupa está a magoar, quando têm cólicas. Mais importante é perceber que os bebés também se cansam, e choram quando não conseguem dormir.
“Deves fazer isto, aquilo e mais isto…,”. Por favor, deixem os pais serem pais!
Ajudar? Não deve faltar roupa para passar, um pouco de pó na casa, uma sopa, uma refeição quente e cheia de carinho para aquele casal que está a conhecer o seu bebé!
Façam aquilo que a mulher, agora que tem de ser mãe 24 horas, não tem tempo de fazer. Mais importante dar espaço para que o casal se adapte ao bebé, e sejam eles a pedir o que realmente precisam!

 Sabemos que não é por mal, mas este não é o melhor momento para os conselhos e sabedorias populares! A vossa experiência é muito válida, e com certeza que são  pais dedicados e fizeram um bom trabalho, mas agora é a vez do casal escrever o seu caminho!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

As Crónicas da Parteira

Preparação Para o Parto Para Quê???

Sou parteira, e adoro o que faço!
Um dia, em conjunto com algumas das grávidas que acompanho na preparação para o parto, fiz um vídeo com passagens das aulas práticas, e publiquei neste blogue e na rede social. Fiquei muito feliz com as reações ao vídeo, e estava radiante porque tinha mostrado um pouquinho daquele ambiente fantástico.
Eis que surge um comentário que me deixou desapontada e ao mesmo tempo me fez refletir sobre a evolução do conceito de parto humanizado:

"Como se as mulheres não fossem ter dores no parto! Antigamente as mulheres pariam nos campos!"  
O leitor que fez o comentário, não me interprete mal mas não posso deixar de aproveitá-lo para retratar um pouco a sociedade em que vivemos!
Felizmente, o conceito que a sociedade tem sobre o parto e consequentemente sobre a preparação para o parto, tem vindo a mudar.
Provavelmente algumas mentes mais fechadas nunca verão a utilidade das aulas de Preparação Para o Parto.

No "antigamente"  de que fala o autor do comentário, poucas casas tinham luz elétrica, e outras condições de salubridade.
De facto as mulheres pariam nos campos ou em casa sozinhas. Com sorte,eram acompanhadas pela parteira da aldeia. Por vezes alguém ia a pé chamar o médico, e se houvesse um carro na vizinhança podiam pedir que levasse a mulher para a maternidade  mais próxima (se houvesse, claro).
Esse era o tempo da minha avó, e foi assim com a mãe e com a avó dela!

Pergunte hoje a uma grávida se gostaria de ter assim os filhos? Sem apoio, e no meio de um campo?
Hoje fala-se em ter os filhos em casa, mas não sem condições, ou sem profissional habilitado para o efeito. Não quer dizer que seja a a opção mais segura, mas é uma opção que algumas famílias escolhem.
Ainda assim, não me parece que as mulheres que escolhem hoje, ter os seus partos em casa não tenha feito preparação para o parto! Que grávida não gostaria de saber como controlar e dominar o seu trabalho de parto?

A preparação para o parto não serve para as mulheres não terem dor no parto! Serve para as ensinar a controlar e dominar o seu trabalho de parto.

Nesse "antigamente",  as mulheres estavam preparadas para a dor, e aceitavam que assim fosse. Até mesmo nos textos bíblicos o parto era tido como um momento de tortura e doloroso e a mulher submetia-se a essa condição..(...)" Multiplicarei o teu sofrer e tua concepção, e com dor darás à luz filhos (...)Gênesis 03:08a16 Teu desejo será para teu marido

Mas o parto e o trabalho de parto não tem de ser necessariamente assim! O medo e  a ansiedade potenciam a dor. O momento do parto é assustador para a maioria mas mulheres. Medo do desconhecido, medo da dor, da hospitalização.
As histórias que nos insistem em contar quando estamos grávidas, assombram o momento mais glorioso na vida de um casal que deseja ter filhos.

A preparação para o parto, para além de toda a preparação física da mulher, ensina a mulher técnicas não farmacológias de controlo da dor, e prepara-a psicologicamente para trabalho de parto e parto.
O casal é preparado para o que vai acontecer. É-lhes explicado todo o processo de trabalho de parto, procedimentos, e mecanismo do parto.
É-lhes ensinado como atuar em cada fase do trabalho de parto.

O parto é da mulher, do casal! Eles devem saber como controlar e dominar o trabalho de parto! Como fazer equipa com os profissionais de saúde que os recebem.

Os protagonistas não são os parteiros, obstetras ou qualquer outro interveniente, mas sim os pais! Sobretudo a mulher e o bebé.

No antigamente do caro comentador, não havia internet, e o seu comentário era muito normal entre os homens! Hoje os homens assistem ao parto dos seus filhos, apoiam as suas mulheres e fazem preparação para o parto com elas! Bem hajam os homens que apoiam as mulheres neste momento tão maravilhoso!


domingo, 29 de setembro de 2013

Massagem Perineal

O que é?

A massagem perineal, é uma técnica que pode e deve ser feita pela mulher a partir das 30 semanas de gestação, para dar mais elasticidade ao seu períneo. Trocando por miúdos, esta massagem ajuda a prevenir a realização de episiotomia no parto. A episiotomia é o corte que se faz na região perineal com intenção de evitar lacerações. Não podemos garantir que a episiotomia não será necessária, pois em algumas circunstâncias ela tem mesmo de ser realizada, contudo a mulher que realiza esta massagem recupera os tecidos, mais facilmente no pós-parto. Esta técnica, aliada aos exercícios que se aprendem nas aulas de preparação para o parto, as básculas de bacia e outros, vão facilitar a recuperação no pós-parto.

Esta massagem deve ser feita com um lubrificante à base de água, ou um gel desenvolvido para o efeito. Não faça com vaselina ou outros produtos como óleos e cremes hidratantes. Peça na sua farmácia um produto seguro para o efeito.

Veja o vídeo! É simples de fazer, mas se precisar de ajuda terei todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas. contacte-nos por e-mail, telemóvel, ou junte-se a nós nas aulas de preparação para o parto!



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mitos sobre Amamentação

Amamentação: Verdadeiro ou Falso?


Existem muitos preconceitos e ideias formadas acerca da amamentação que são passados através de gerações ou criados pela falta de informação que temos. Como a  amamentação acontece apenas quando nasce um filho, só no preocupamos com isso nessas alturas, ou na gravidez.

Então cá vão alguns deles e a sua explicação:

quarta-feira, 19 de junho de 2013


Venha aprender a massajar o seu bebé!

4ª e 6ª feiras das 15:30h às 17h, ginástica de recuperação pós-parto e massagem ao bebé.

Pode ainda ingressar no curso de massagem para bebé  no próximo dia 2 de Agosto.

Contacte-nos. Inscreva-se no programa de recuperação pós-parto, ou se preferir apenas na massagem infantil.