Próximo Evento - Inscreva-se já! Vagas limitadas!

Alimentação à Colher

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mitos sobre Amamentação

Amamentação: Verdadeiro ou Falso?


Existem muitos preconceitos e ideias formadas acerca da amamentação que são passados através de gerações ou criados pela falta de informação que temos. Como a  amamentação acontece apenas quando nasce um filho, só no preocupamos com isso nessas alturas, ou na gravidez.

Então cá vão alguns deles e a sua explicação:



Para produzir mais leite deve-se beber muito leite

Isto não é de todo verdadeiro. Qualquer tipo de alimento em quantidade suficiente é capaz de produzir leite materno. Na realidade quanto mais o bebé mamar, mais leite será produzido. A mulher deve sim, fazer uma alimentação rica e variada, tal como o deve fazer na gravidez e ao longo da sua vida.
A cerveja preta, o vinho branco, a galinha e as peles do bacalhau, não fazem aumentar o leite, nem o tornam melhor. Tenha um regime alimentar equilibrado!


Mamas pequenas têm pouco leite.

A produção de leite não depende do tamanho da mama. O tamanho das mamas apenas traduz a quantidade de gordura armazenada nesse local.
 A produção de leite só depende das glândulas que se encontram nos peitos, e que, em geral, existem em quantidade suficiente nas mulheres.

A produção de leite só começa passado 3 dias

A substância amarelada inicial chamada de colostro é muito importante  para o bebé, sendo suficiente para o amamentar durante os 3 primeiros dias sensivelmente. Contudo pode demorar um pouco mais até o leite ter um aspeto leitoso e mais consistente. A quantidade vai aumentar de acordo com o estimulo que bebé o der à mama. Quanto mais mamar, mais leite vai ter.
O leite é diferente mesmo ao longo da mamada. No início, ele é mais aquoso e vai-se tornando mais espesso à medida que o bebé mama. A cor do leite é diferente de mulher para mulher e se umas têm um leite mais branco outras podem ter um leite mais amarelo. A cor nada nos diz relativamente à qualidade do leite. O leite materno é sempre o melhor.

É normal que a amamentação seja dolorosa

Embora exista algum desconforto ou se sinta um pouco dorida durante os primeiros dias, esta situação só é comum acontecer nos primeiros dias, e nunca deve ser tão má como estes dias. Qualquer dor que dure mais de 3 ou 4 dias não deve ser ignorada, deve recorrer a um profissional que a possa ajudar. O mais provável é que a pega do bebé na mama não esteja a ser correta. E esta é uma situação que quando corrigida, automaticamente a mulher deixa de sentir dor. Pode ainda, em casos mais graves estar a ocorrer uma infeção (mastite), ingurgitamento mamário, que deve igualmente ser observada por um profissional  de saúde, nomeadamente o seu médico, parteira, conselheira de aleitamento materno.

A mãe deve lavar os mamilos antes de cada amamentação

Quando se alimenta um bebé com biberão, deve-se lavar bem os utensílios que podem ser fontes de infeções.
No caso dos mamilos, isto não é de todo necessário pois o leite materno protege o bebé contra as infeções; para além de ser um ato que altera a flora da pele da mama, e que seca e pode mesmo ajudar a gretar o mamilo. A higiene diária normal é aconselhada, bem como arejar bem a pele dos mamilos e mantê-la seca.

Extraír leite materno com bomba, pode demonstrar a quantidade de leite que uma mãe consegue produzir

Falso!!! A quantidade de leite que consegue ser extraída irá depender de inúmeros fatores, especialmente do nível de stress da mãe. Um bebé que mame bem poderá conseguir mamar muito mais leite que uma bomba consiga extrair.

Se os bebés mamarem muito significa que o leite não é suficiente
Porque o leite materno é de tão fácil digestão, os bebés geralmente têm fome mais cedo do que se forem amamentados com fórmula. É aconselhado que um recém-nascido mame de 3 em 3 horas.

Mulher com mamilos planos ou invertidos não pode amamentar

Embora possa ser mais fácil um bebé mamar num peito com um mamilo proeminente, não é estritamente necessário que o mamilo seja desta forma. Se o bebé não mamar bem no início, com a ajuda apropriada, ele mais tarde ou mais cedo começará a mamar. Os peitos também mudam nas primeiras semanas, e desde que a mãe tenha leite suficiente o bebé, mais tarde ou mais cedo começara a mamar.

Um bebé com diarreia não deve ser amamentado

O melhor tratamento para uma gastroenterite do bebé é o leite materno. É muito pouco usual o bebé requerer fluidos sem ser o leite materno. Se o bebé for intolerante à lactose o médico poderá prescrever enzimas lácteas para ajudara a digerir melhor a lactose do leite materno. A lactose presente na fórmula não é melhor que a presente no leite materno.


Sem comentários:

Enviar um comentário